segunda-feira, 31 de março de 2008

você cria mosquitos?

Passei uma semana assistindo na TV todo o drama da dengue no Rio de Janeiro. Muito triste ver tanta gente sofrendo por conta de uma doença. Aqui no DF, tivemos um drama recente com a febre amarela. Por acaso, li esta matéria aqui sobre leishmaniose, tão relacionada à saúde canina e à humana também. E me peguei no seguinte raciocínio: apesar de serem fatais para as pessoas, a dengue, a leishmaniose e a febre amarela são transmitidas por mosquitos. Só depois que o mosquito pica um hospedeiro (pessoa ou bicho) infectado ele pode infectar alguém. Ou seja, se nós, pessoas, pararmos de cultivar mosquitos, estaremos evitando essas doenças.
Não pretendo causar polêmica, escrever um tratado sobre o tema ou eximir as autoridades de suas responsabilidades com a saúde pública. Só peço a cada um que passar por aqui e ler este texto que chegue em sua casa e local de trabalho e faça sua parte para não criar mosquitos. Elimine os pratinhos dos vasos de planta. Se isso não for possível, coloque areia ou borra de café. Não deixe lixo espalhado, nem no seu quintal, nem na rua. Se vir lixo espalhado, recolha e coloque nas lixeiras, não espere pelo gari. Dê uma olhada nas tranqueiras que costumamos ajuntar, que mesmo sem acumular água, servem de esconderijo para os mosquitos (vasos vazios, recipientes sem uso, entulho, sobras de construção). Mais dicas aqui.
Pessoalmente, considero uma estupidez pessoas e animais morrerem por causa de doenças transmitidas por mosquitos em pleno ano de 2008. Cada um de nós tem que fazer o que estiver ao seu alcance para evitarmos essa tristeza em nossas casas, em nossa rua, em nossa cidade. Se todos estivéssemos fazendo isso, não haveriam tantos morrendo por tão pouco. Combater os mosquitos é cuidar da sua saúde, da saúde de quem você ama (filhos, pais, cachorros) e até de quem você nem conhece. Reflita e mãos à obra!

Nenhum comentário: