segunda-feira, 31 de maio de 2010

unha quebrada e pijama novo

Sábado tivemos uma pequena emergência veterinária: Guido amanheceu com uma unha quebrada. Pode parecer uma bobagem, mas quem tem cães sabe que dependendo de como ela quebra, além de doer muito, pode complicar. Levamos logo cedo à Veterinária e ele ficou lá boa parte do dia. Depois do banho e da tosa (porque ele estava bem precisado, diga-se), ela ia verificar a necessidade de sedá-lo para cortar a unha, pois estava quebrada bem próximo da almofadinha. Ainda bem que não precisou da sedação e no final da tarde ele voltou pra casa limpinho, cheiroso e sem dor. Pra completar, ganhou um pijama novo para este inverno (o antigo estava tão cheio de carrapichos como ele, hehehe). Não ficou uma graça? :)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

por que cães roem os tapetes?

Começando a série dos "grandes mistérios caninos", temos esta pergunta aparentemente fácil de responder.
resposta 1: os cães roem os tapetes porque não têm outras coisas para roer. Falso! Pelo menos lá em casa o que não falta são ossinhos, bolinhas e outras guloseimas para mantê-los com as bocas ocupadas.

resposta 2: porque estão entediados. Hum, essa é mais complexa. Mesmo depois de um dia inteiro de atividades, como buscar a bolinha, sair para passear e receber muitos mimos, Shiva encontra disposição (e tempo) para roer o tapete.

resposta 3: porque é gostoso. Essa também pode ser parte da solução do mistério. Os de sisal são rapidamente estraçalhados, enquanto os sintéticos duram um pouco mais. Não sei se aqui o fator determinante é o sabor ou a durabilidade do material.

Outra pergunta, parte deste mistério é: por que só a Shiva rói os tapetes? O Guido adora dormir sobre eles e costuma ser despejado antes de começar a destruição. Normalmente é por causa dos latidos de protesto dele que sou alertada de mais um ataque...

Alguém aí tem mais respostas? :)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

gravidez (humana) e convivência com animais

Tenho recebido alguns e-mails sobre o tema e achei por bem esclarecer algumas dúvidas por aqui. A primeira delas é que não sou da área de saúde, mas procuro me manter sempre bem informada sobre tudo que tenha relação com meus cães.

É bom lembrar: gravidez não é doença! E é exatamente por isso que não há a menor necessidade de se desfazer dos animais de estimação nesse período. Alguns médicos ainda são desinformados e trabalham com crenças antigas, de que a gestante deve ficar quase que numa "bolha". Isso não é verdade. Quem tem animais de estimação tem (ou deveria ter) por hábito cumprir o calendário de vacinas e vermifugação desde que o levou para casa, zelando por sua higiene e saúde. Se estas tarefas forem cumpridas com regularidade, as futuras mamães estão seguras! O único cuidado extra será o de usar luvas para recolher as fezes do cão, gato, ave ou pedir que outra pessoa assuma essa tarefa durante a gestação (papais, olha a dica!).

O maior risco em contrair doenças é mesmo a falta de cuidado na higienização dos alimentos, não lavar as mãos adequadamente ou com a frequência necessária e a exposição a animais não vacinados (e aqui a lista é vasta... cães, gatos, aves, cavalos, e por aí vai).

Por isso, quem pretende ser mamãe de gente e já é mãe de cachorro e de gato, só precisa ser uma mãe responsável com seus filhos peludos e curtir junto com eles a espera pelo bebê gente! Nada de mandar embora aquele que foi seu melhor amigo antes do novo membro da família chegar! Seu filho peludo será para o seu bebê um ótimo amigo e excelente companhia! Eu sou uma prova viva: pra quem não se lembra, olha a história da Pepita.

Para quem quiser ler mais sobre o tema, há várias opções. Aqui mesmo, no Dias de Cão, no Gatoca, no Focinhos Gelados, no Licença Maternidade, no Mulheres Grávidas , no Destaque SP, no E-FamilyNet, só pra citar alguns. Tire suas dúvidas com o médico e também com o veterinário! Eles sempre têm dicas importantes. Manter-se bem e corretamente informada é fundamental para as futuras mamães!

terça-feira, 11 de maio de 2010

um dia de cão

Ontem foi um dia de cão para mim. Levei o trabalho para casa, pois era o dia de dar um trato na porta e outras madeiras da casa. Quem já passou por isso vai se identificar comigo. Primeiro, vem a lixadeira e todo o barulho que ela produz. Sem mencionar o pó, que entra por todas as frestas (que eu nem sonhava que a casa tinha). Quando acaba essa parte da tortura, já depois do almoço, vem o verniz e aquele cheiro terrível que se alastra por todo canto e não sai do nariz. E por fim, tem que esperar secar...

Por incrível que pareça, essa foi a parte mais complexa. Agendamos esse serviço para maio exatamente porque Brasília nessa época do ano já está com a umidade do ar em níveis suuuuper baixos e facilita o processo. Pois não é que justo ontem, depois disso tudo, caiu uma abençoada chuva? As plantinhas agradeceram muito, mas quem disse que a porta secou? A foto retrata a situação às 22h, com os cães sem entender o que o ventilador estava fazendo ali. Detalhe: os cães vivem só no quintal, nada de entrar em casa. Eles respeitaram direitinho a soleira da porta, mas bastou o Marido e líder da matilha chegar para eles testarem minha autoridade e adentrarem o recinto. Como estava chovendo, o rastro de lama completou a cena. E às 23h só dava eu de rodo na mão, limpando as pegadinhas da dupla. Ainda bem que hoje de manhã a porta estava bem seca e a rotina voltou ao normal. Ser mãe de cachorro também é padecer no paraíso.


Reparem a cara de tédio da dupla. (e perdoem o flash, mas não tinha outro jeito...)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

o melhor de viajar é...

Quem me conhece sabe que adoro viajar. Seja à passeio ou à trabalho, gosto da experiência. Sempre acontecem coisas interessantes, por mais simples que a viagem seja. Neste final de semana não foi diferente. Marido e eu aproveitamos a oportunidade de reunir nossos pais, que moram em cidades diferentes, e tivemos um dia das mães ótimo!

Só teve um pequeno problema: meus filhos Shiva e Guido ficaram em casa, não foram conosco. Por questões óbvias de logística e porque eles não puxaram a mãe nesse caso: viajar não agrada meus cães. Confesso que me diverti demais na minha terrinha, com todos reunidos, conversando fiado e comendo aquela comidinha mineira. Mas estava doida de saudades dos cães!!!

Chegando em casa e tendo a recepção calorosa deles, confirmo o que sempre digo: amo viajar, mas o melhor de tudo é voltar pra casa!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

cães de guarda

Que o Guido toma conta da casa, quase todo mundo já sabe. O pequeno é bem bravinho e dá sinal de tudo que acontece nas imediações. Corujas, quero-queros e outras aves que o digam. O vigia e os jardineiros do condomínio são seus arqui-inimigos, ainda mais se estiverem de bicicleta ou moto, aí o Guido vai à loucura! Ele simplesmente ODEIA moto e bicicleta.

Shiva aprende rápido. Sobretudo, o que não fazemos muita questão que ela aprenda, né? Vendo ela se arrepiando toda e latindo grosso, Marido e eu chegamos à conclusão de que temos um labrador de guarda. O único desse tipo que conhecemos. Se está fora da grade, é inimigo. E ponto.